terça-feira, 3 de maio de 2016

Ramirezi

Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Perciformes • 
Família: Cichlidae
Nome binomial: Mikrogeophagus ramirezi (Myers & Harry, 1948)
Sinônimos: Papiliochromis ramirezi, Apistogramma ramirezi, Microgeophagus ramirezi, Papilochromis ramirezi
Nomes comuns
Ramirezi
Inglês: Butterfly cichlid, Dwarf cichlid, Ram cichlid, Ram
Distribuição & habitat
América do Sul. bacia do rio Orinoco, na Venezuela e Colômbia. Há relatos de captura no rio Purus, Brasil, afluente do rio Amazonas.
Países: Venezuela, Colômbia e Brasil
Encontrado em ambiente lêntico, comumente com bastante vegetação submersa e raízes.
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 4.5 – 7.0 • Dureza: 5 – 12 • Clima: Tropical; 24°C – 30°C
Tamanho adulto
4 cm (comum 3 cm) • Estimativa de vida: 3 anos
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido. Substrato preferencialmente arenoso e macio, aquário desejável possuir bastante raízes e densa vegetação.
Espécie pacífica e tímida, podendo ser mantido em aquário comunitário. Quando juvenis são gregários, uma vez que atingem a maturidade sexual tende a formar casal se tornando territoriais com indivíduos da mesma espécie. Evite inseri-los com peixes rápidos ou agressivos.
É um peixe curioso que passa a maior parte de seu tempo abocanhando o substrato procurando algo para comer.
Alimentação
Onívoro, hábito alimentar bentófago. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos. Normalmente comem o substrato peneirando e selecionando itens comestíveis de descartando o restante do material sendo expelido através das guelras e boca. Deve-se fornecer alimentos vivos periodicamente como artêmias como complemento alimentar.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Desovam no substrato ou superfícies planas de plantas, rochas ou raízes. Após ritual de acasalamento a fêmea irá liberar ovos adesivos que serão fertilizados imediatamente pelo macho. Ovos eclodem em 2 ou 3 dias nadando livremente após cerca de 5 dias. Apresentam cuidado biparental.
Machos são ligeiramente maiores e apresentam os primeiros raios da nadadeira dorsal ligeiramente mais longo do que as fêmeas, além de serem mais coloridos. Fêmeas apresentam coloração avermelhada próximo a região pélvica, principalmente em época de reprodução, além de apresentar nadadeira anal levemente arredondada.
Descrição
Ciclídeo anão bastante popular no aquarismo. Apresenta coloração predominante azul com tonalidades de amarelo, laranja e uma mancha preta em ambos flancos. Existem variedades desenvolvidas em cativeiro como o German Blue, elétric blue, balão, véu, super pérola e ouro.
Infelizmente estas variedades artificiais tendem a ser inerentemente fracas e bastante suscetíveis a doenças devido o uso de hormônios com grandes quantidades de carotenoides e proteínas para acelerar o crescimento e intensificar a coloração, diminuindo sua expectativa de vida, com exceção a variedade German Blue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário