terça-feira, 3 de maio de 2016

Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do sul
Hemiodus gracilis
Cruzeiro
Hemiodontidae
Bacia Amazônica
Peixe de tamanho médio que pode atingir até os 15 cm de comprimento. Apresenta uma coloração “prateada” pelo corpo, coloração avermelhada na cauda e uma mancha negra lateralmente em cada um dos lados, que vai da base da cauda a quase metade do corpo. Desenvolvido para nado rápido, habita rios e lagos.
Pacífico e tímido, gosta de viver em grupos.
Meio do Aquário
5.8 a 7.0
-
-
23 a 28 ºC
15 cm
Onívoro. Em cativeiro, aceita rações e alimentos vivos. É recomendável uma dieta variada, incluindo rações vegetais e spirulina.
Ovíparo. Animal de difícil reprodução em cativeiro, embora já se foi conseguida por criadores. Sabe-se que é um peixe de piracema (que sobe até cabeceiras de rios para desova). A segurança da prole é feita pelo casal.
Não existe evidentemente.
Como citado anteriormente, é um animal de nado rápido e que gosta de ser mantido em cardumes, consequentemente necessita de um grande espaço. Para sua criação em cativeiro é recomendado tanques grandes de tamanho ou superior a 300 litros. Peixe tímido, é aconselhável que seja mantido em tanques com vegetação, para uma minimização do estresse e que o animal se sinta seguro e confortável. A água deve estar a temperaturas tropicais (26ºC ~ 27ºC), pH ácido e baixos níveis de nitrato. Procure não mantê-los em locais com muita movimentação, pois são peixes que se assustam facilmente. Ótimas aquisições para aquários comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário