sexta-feira, 29 de abril de 2016

Melhores plantas para o seu aquário



Cabomba Caroliniana


Cabomba
A Cabomba deve ser colocada em grupos no meio ou no fundo. Cresce bastante e pode ser podada de tempos em tempos. Em poucos dias ela dobra de tamanho e para reproduzi-la, basta replantar os caules podados. Não necessita de substrato fértil e nem de CO2 para se ter um desenvolvimento acelerado. É muito utilizada por criadores de peixes, pois seu volume abriga os alevinos com segurança, ideal para a desova de várias espécies de peixes.





Espécie: Cabomba caroliniana 
Exigência de luz: Alta 
Temperatura da água: 0 – 28 ºC (idealmente 13-27 ºC) 
Altura: Até 40 cm



Elodea



Elodea densa
A Elodea é plantada em grupos no meio ou no fundo do aquário. Crescimento rápido, cerca de 10 cm por semana.Essa planta é muito indicada para iniciantes, pois é muito resistente. É talvez a mais popular espécie entre os aquaristas. Foi a minha primeira planta de aquário. Prefere pH acima de 7,0, mas suporta de 6,5 a 7,5, e 8 a 18°DH. Não gosta de água muito quente, de preferência 15 a 25ºC. Pode atingir 60 cm de comprimento mas é só corta-lá e plantar de novo. Com luz natural normalmente floresce.




Espécie: Elodea densa 
Exigência de luz: Média 
Temperatura da água: 0 – 25 ºC 
Altura: Até 60 cm ou mais


Amazonense

Amazonense Echinodorus bleheri
A Amazonense possui folhas grandes, sendo ideal para aquários maiores. Produz em média uma folha por semana. As plantas maduras podem contar com até 40 folhas. Exigente em nutrientes. Esta planta é difícil de enraizar e sensível a temperaturas muito altas. A luz tem que ser intensa e se possível luz natural é muito útil. É ótima para colocar em aquários com peixes pequenos como neons.






Espécie: Echinodorus amazonicus 
Exigência de luz: Média 
Temperatura da água: 22 – 28 ºC 
Altura: Até 60 cm


Criptocorine

Criptocorine Cryptocoryne sp
A Criptocorine pode ser plantada em grupos na parte dianteira do aquário. É uma planta de folhas estreitas e pecíolo longo de cor marrom esverdeado, adequada para aquários com Ciclídeos. É uma planta muito bonita, cresce lentamente e gosta de estar plantada em conjunto com outras da mesma espécie. Em algumas alturas do ano parece que vai morrer, mas logo a seguir renasce com muita intensidade. Tem tendência a reproduzir-se lançando pequenas raízes à sua volta, que formam novas plantas.




Espécie: Cryptocoryne sp 
Exigência de luz: Baixa 
Temperatura da água: 22 – 28 ºC 
Altura: 25 cm


Ludwigia

Ludwigia arcuata
A Ludwigia é uma planta de folhas opostas e ovaladas que pode adquirir coloração avermelhada quando em abundância de nutrientes. Tem crescimento abundante e rápido, cerca de 10 cm por mês e deve ser plantada em grupos no meio do aquário.









Espécie: Ludwigia arcuata 
Exigência de luz: Alta 
Temperatura da água: 22 – 28 ºC 
Altura: Até 40 cm





Bacopa

Bacopa amplexicaulis

A Bacopa pode ser plantada em grupos por todo o aquário. Planta caulescente com finas folhas verticiladas. Quando cresce até a superfície produz pequenas flores azuladas. Na forma submersa, os caules são verde-claros, como as folhas, podendo ter raízes adventícias saindo dos nós, junto às folhas. Deve ser plantada na parte de trás do aquário em pequenos grupos de 5 ou 6 exemplares, o que dá um ótimo paisagismo ao seu aquário.




Nome comum: Bacopa amplexicaulis 
Exigência em luz: Média 
Temperatura da água: 0 – 22 ºC 
Altura: Até 40 cm


Valisnéria


Valisneria Vallisneria gigantea
A Valisnéria é uma planta de folhas longas e resistentes, também adequada para aquários com Ciclídeos assim como a Criptocorine e outras plantas. É pouco exigente em nutrientes, cresce muito e deve ser usada na parte posterior do aquário. Indicada para aquários altos, onde causam um belo efeito paisagístico. Para que esta planta se desenvolva com saúde, devemos tê-las em grupos de 3 plantas a aproximadamente 3 cm de distância uma da outra, o que facilita a sua reprodução, que acontece por estames que saem próximos da raiz da planta. Vão para o fundo e depois enraizam, subindo acima do solo novamente, às vezes dando dois ou até três brotos por estame. Esse processo de reprodução dura 1 semana.

Espécie: Vallisneria gigantea 
Exigência de luz: Média 
Temperatura da água: 0 – 28 ºC 
Altura: Até um metro


Sagitária

Sagitaria Sagittaria plathyphyla
A Sagitária é uma planta com folhas lanceoladas de 3 cm de largura e cerca de 20 cm de comprimento. Quando plantada em grupos na região anterior e central do aquário, é capaz de fechar o fundo, o que pode ser usada para um belo paisagismo quando manipulada da forma adequada. A Sagitária é uma planta rústica e pouco exigente, que serve muito bem para a função de preencher “espaços vazios” do meio até a frente do aquário. As suas formas emersa
e submersa são bastante distintas.




Espécie: Sagittaria plathyphyla 
Exigência de luz: Média a Alta 
Temperatura da água: 22 – 28 ºC 
Altura: Até 15 cm


Higrófila


HigrófilaA Higrófila é uma planta com pequenas folhas ovaladas e pode ser plantada em qualquer região do aquário. Ao ser podada tem grande poder de recuperação, soltando rapidamente novos brotos. Esta planta tem um crescimento bastante rápido. É da família das acantáceas, originária da Índia, caulescente e atinge até 60 cm de altura. Não é exigente e se reproduz com muita facilidade. É uma planta muito indicada para principiantes, mas dando preferência para aquários maiores. Essas são ótimas plantas para você que deseja fazer um paisagismo adequado no seu aquário plantado. Como sabemos, os aquários plantados são muito mais belos do que os aquários brutos. Escolhendo as espécies adequadas, muitas das vezes não precisamos nem ter muito trabalho na manutenção das plantas, podendo dar mais atenção aos peixes. 

Espécie: Hygrophila polysperma 
Exigência em luz: Média 
Temperatura da água: 0 – 28 ºC 
Altura: 40 a 50 cm


Nenhum comentário:

Postar um comentário