sábado, 30 de abril de 2016

Plati ( Platy)

Informações gerais 

Há duas espécies de Platis semelhantes, Xiphophorus maculatus e Xiphophorus variatus, que difere principalmente em relação à coloração e ao tamanho. Os platis mais encontrados são os vermelhos possuem o corpo achatado lateralmente e mais alto do que seus parentes próximos (poecilídios). Como são peixes pequenos e calmos você pode criar em um aquário não muito grande, comunitário ou não, com uma temperatura média de 24 graus, pH entre 7 e 7,4. É um peixe de água alcalina e pode viver cerca de 4 anos em aquários. É possível o platy cruzar com outros poecilídeos como o espada ou o molinésia, gerando filhotes híbridos. Como é comun nos poecilídeos sempre convivem de forma harmoniosa em aquários comunitários. O plati é uma das espécies de peixes ornamentais facilmente encontrado nas lojas. Pela alta fertilidade do peixe plati, é comum as fêmeas já estarem grávidas quando compradas nas lojas do ramo de aquariofilia. 

Habitat 

Os Platis Xiphophorus maculatus são originários de lagos e lagoas de planície da costa atlântica do México, Guatemala e Norte de Honduras. Já o Xiphophorus variatus, são encontrados no México, do Sul do Estado de Tamaulipas ao Norte do Estado de Veracruz. Na forma selvagem, o peixe apresenta coloração verde oliva, branca e preta. Os platis vivem em rios e riachos, lagos e lagoas com águas calmas na América Central. As águas são mais cristalinas em determinadas épocas do ano, e turvas com as cheias. Estes locais são de pouca profundidade com  fundos arenosos, os platis preferem áreas com vegetação e troncos submersos e algumas plantas onde gostam de se esconder, também sendo um ótimo refugio para os filhotes. 

Alimentação 

Como cuidar do peixe plati na alimentação: São peixes Onívoros.  Apreciam rações em flocos, spirulina e alimentos vivos. Uma boa referencia para a alimentação dos platis, é seguir o mesmo cardápio dos guppys. 


Reprodução 

A diferenciação entre  macho fêmea pode ser observada na nadadeira anal do macho, que sofre uma transformação e forma um tubo chamado gonopólio, por onde os espermatozóides são expelidos. Os platis atingem a maturidade sexual muito cedo, com 8 meses já têm uma atividade sexual normal. Como é comum aos ovovivíparos, os exemplares machos são sempre de menor tamanho, os machos medem em média 4cm, e as fêmeas 6 cm. O macho se acasala com a fêmea num único e rápido movimento, colocando nela seus espermatozóides através do gonopólio. Nos platis a fecundação é interna. 
 Podem ser feitos cruzamentos com varias cores, peixe plati com manchas pretas em vermelho sangue, dourado, azul, cinza ou preto. A fêmea irá gerar em seu interior de 10 a 150 filhotes, que nascem 4 semanas depois, medindo cerca de 7mm. O ideal é que temperatura da água esteja acima de 22 graus, assim os filhotes crescerão mais rápido e sobreviverão mais facilmente, uma boa medida é deixar a água verde (rica em algas). 
   A fêmea do peixe plati gravida armezena espermas por um perído de 8 a 15 meses. cerca de 4 semanas depois do nascimento dos filhotes a fêmea dará uma nova cria mesmo que não ocorra um novo cruzamento.  A cada 3 ou 4 semanas, os óvulos se formam na fêmea e são fecundados pelo esperma reservado no oviduto e os ovos fecundados transferem-se para o ovário. Assim que nascem, os alevinos irão procurar a superfície para encher de ar a bexiga natatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário